Caminhão coletor de lixo em São José dos Campos atropela motocicleta e mata o piloto

Caminhão coletor de lixo em São José dos Campos atropela motocicleta e mata o piloto

Diariamente acontecem acidentes em ruas e avenidas de cidades brasileiras. Muitos desses acidentes envolvem caminhões coletores de lixo. Basta conhecer as estatísticas oficiais do Governo ou ler as páginas policiais de veículos de comunicação no Brasil, e teremos então as centenas de ocorrências. Se o leitor desejar pode ainda pesquisar no Google e vai se deparar com inúmeros casos com caminhões coletores de lixo. Vejamos apenas um deles que aconteceu na semana passada.

Na cidade de São José dos Campos (SP), um caminhão coletor de lixo não parou em um semáforo (farol ou sinaleira) e atropelou uma motocicleta e o seu piloto. Esse teve morte instantânea. A vítima Marco Antônio Freitas Junior era policial civil há 19 anos e naquela manhã do acidente estava retornando as suas atividades na Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes da Polícia Civil de São Paulo.

O motorista do caminhão coletor de lixo da Prefeitura de São José dos Campos, Bruno Cesar Sampaio Pereira, foi preso em flagrante e irá responder por homicídio com dolo eventual, quando o acusado assume o risco do que vai acontecer.

Um vídeo postado no YouTube mostra em detalhes o acidente. Nele se pode ver que a motocicleta do policial Freitas Junior para em uma rua quando o semáforo fecha. Ao lado da motocicleta aparecem dois carros aguardando a sinaleira dar condições de trafegabilidade.

Quando o sinal fica verde, a motocicleta e os outros dois carros vão a frente. E aí surge o caminhão coletor de lixo, que passa o sinal e atinge a moto TL 650 de Freitas Junior. Uma tragédia.

A perícia no caminhão coletor de lixo vai apontar se o veículo estava carregado, se havia falhas mecânicas e se a manutenção foi realizada em dia. Entre os itens a serem vistoriados, o estado dos pneus é relevante. Caminhões coletores de lixo tem trafegado com “pneus carecas e com bexiga”. Alguns casos já comentamos aqui no site Máfia do Lixo.

No Brasil há cidades em que se tem registro de acidentes com caminhões coletores de lixo onde aparece a falta de manutenção como causa da ocorrência de trânsito.

O site Máfia do Lixo fez um levantamento dos acidentes em Porto Alegre que envolvem caminhões coletores de lixo. Os inúmeros processos judiciais que buscam reparação de danos, ações essas ingressadas na justiça do Rio Grande do Sul e que tem por réu a Qualix Serviços Ambientais Ltda (hoje denominada Sustentare Serviços Ambientais Ltda), empresa essa que presta serviços ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), da prefeitura de Porto Alegre, apontam que algo acontece com a manutenção dos veículos contratados pelo Município. Há denúncia de falta de manutenção nos caminhões coletores de lixo que estão a serviço do DMLU de Porto Alegre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply